Saúde

Saúde realizou nesta manhã de sexta feira (07), ação de combate ao Aedes aegypti

sa.jpg

Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta manhã de sexta feira (07), uma grande ação de combate ao Aedes aegypti na Vila Miranda. Tendo como parceiros Agentes de Saúde, Endemias, Coordenador de Endemias da Regional Serra da Mesa Raimundo Sena e Secretaria de Transportes que colocou a disposição um caminhão caçamba e uma retroescavadeira para ajudar na limpeza. Os funcionários da Secretaria de Transportes passou pelas ruas recolhendo lixo e entulho. Secretário Municipal da Saúde Júnior Paixão acompanhou de perto essa ação do inicio ao fim. A Vila Miranda foi a primeira a receber essa ação de combate ao Aedes aegypti, nessa grande mobilização. O objetivo da ação foi retirar materiais inservíveis que podem se tornar criadouros do mosquito. A melhor oportunidade para combater o mosquito é durante sua fase larval, e não a adulta. O mosquito põe seus ovos em recipientes artificiais ou naturais que armazenam água, principalmente da chuva, como latas e garrafas vazias, pratos sob vasos de plantas e caixas d’água descobertas, pneus, calhas, bambus ou até buracos em árvores. Foram encontrados vários focos do mosquito. Seguem algumas ações que a população deve fazer pelo menos uma vez por semana:

• Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
  • Deixar as lixeiras bem tampadas.
  • Colocar areia nos pratos de plantas.
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
  • Limpar as calhas.
  • Cobrir piscinas.
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
  • Limpar a bandeja externa da geladeira.
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Fonte: Enfoque Municipal